O acesso, a permanência e o ensino de qualidade apresentam muitos desafios do cotidiano da sala de aula. Como ponto de partida, entendemos que, diante da realidade de acadêmicos com deficiência visual, professores e alunos devem juntos, construir estratégias que atendam as necessidades específicas para o acesso às informações necessárias à construção do conhecimento básico, geral e específico de seu Curso. O objetivo principal é sempre de oportunizar o desenvolvimento da autonomia intelectual e a qualidade da formação profissional numa proposta que atenda a diversidade de alunos na sala de aula. Aos alunos com deficiência visual cabe informar e indicar suas necessidades, limitações e possibilidades para que os professores, por sua vez, façam adequações em seu planejamento ajustando suas metodologias e recursos pedagógicos ao longo do processo. Os ajustes, contudo, devem ser feitos sem comprometer a qualidade e o rigor técnico/científico próprio da formação acadêmica.
A deficiência visual pode se apresentar em nível leve, moderado, severo ou profundo (baixa visão ou visão subnormal) ou se apresentar como ausência total de visão (cegueira).
A baixa visão pode ser melhorada com a utilização de recursos ópticos específicos para a necessidade de cada um. De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar como o uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados. Na UCS atualmente disponibilizamos a lupa eletrônica, numa sala reservada e de fácil acesso, junto à Biblioteca Central. O PIMA auxilia professores e alunos na busca de recursos para digitalização de textos da bibliografia básica das disciplinas e outros materiais utilizados pelos professores.
O PIMA também conta com a importante colaboração da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEV e do Instituto de Áudio Visão – INAV, no que se refere às avaliações funcionais periódicas dos acadêmicos com baixa visão, pois é a partir das avaliações são feitas orientações aos professores e ajustes na disponibilização do material didático.
Pessoas cegas necessitam utilizar recursos não ópticos como a grafia em Braille, recursos táteis, eletrônicos e de discriminação auditiva. A Biblioteca Central disponibiliza impressora de Braille e sala especial com livros em Braille, livros falados em fita cassete e em arquivos mp3. Também disponibiliza softwares reconhecedores de caracteres para textos digitalizados. O PIMA auxilia na busca de recursos para digitalização dos textos das disciplinas para uso com sintetizadores de voz.
Postagem: Profª.Zita Canuto
Postagem: Profª.Zita Canuto
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