Pular para o conteúdo principal

Saída de Campo: Uma experiência fora do Campus


A saída de campo é uma experiência que complementa o trabalho de sala de aula e que permite aos alunos a observação dos animais estudados, diretamente na natureza. 

Nos dias 17 e 18 de maio, as turmas das disciplinas de Zoologia III e IV do curso de Biologia da UCS, sob a coordenação da professora Viviani Lopes Bastos, realizaram a saída de campo para a cidade de Rio Grande. A primeira parada foi na Estação Ecológica do Taim, onde fomos recebidos por um guia que apresentou dados sobre a reserva ecológica e orientou a caminhada. Foram avistadas capivaras, jacaré do papo-amarelo e diversas espécies de aves. A tarde foi destinada para a observação de leões-marinhos e, para isso, foi necessário irmos de escuna até os Molhes de Rio Grande, local onde eles descansam em cima das pedras. Foram 2 horas até chegar lá, mas valeu à pena poder observar esses animais em seu habitat. 

No dia seguinte, logo cedo nos encaminhamos para a FURG – Universidade Federal do Rio Grande, onde tivemos uma oficina sobre as espécies de peixes locais e metodologias de pesca. Após, os alunos puderam experimentar a pesca com rede em lago e no mar. 

E a última parada antes de retornarmos foi no Museu Oceanográfico e no CRAM – Centro de Recuperação de Animais Marinhos, onde vimos, em dois tanques: pinguins (que depois de recuperados voltam ao seu habitat natural) e uma leoa-marinha. 

A aluna surda Franciele Torani de Camargo, acadêmica do curso de Biologia diz que “a saída de campo foi muito boa. Conheci e aprendi bastante lá e valeu a pena a viagem. Obrigada à minha professora por oportunizar tanto conhecimento!”. 

Para mais informações sobre os locais citados nesta postagem, abaixo seguem os links: 

Estação Ecológica do Taim 


FURG – Universidade Federal do Rio Grande 


Museu Oceanográfico 


CRAM – Centro de Recuperação de Animais Marinhos 

http://www.museu.furg.br/cram.html 


Postagem: Priscila Paris Duarte ( Tradutora / Intérprete de Libras)

Comentários

  1. Olá Franciele,
    obrigada por compartilhar conosco!
    Abraço
    Profa Zita Canuto

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal! Coisa natureza é maravilhosa!!!
    Abraço!
    Jaque Z.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários !
    Adorei a Viagem.

    A natureza que faz bem para nós com certeza !
    Temos que valorizar e prevenir .

    Um abraço
    Fran

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Estrutura e uso do sistema Braille

O sistema Braille é constituído por seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos que possibilitam combinações de letras e pontuações em relevo. Descrição da imagem: Imagem da cela braille em contorno preto e fundo branco. As colunas estão numeradas pelos respectivos pontos. O Braille é escrito da direita para a esquerda e lido da esquerda para a direita. Logo, as letras da leitura são escritas com pontos inversos, de modo espelhado. Exemplo: a letra “d” para leitura são os pontos 1,4 e 5, e para escrita são 1,2 e 4. . O braile pode ser produzido tanto pela reglete e a punção como por meio de máquinas especiais de datilografia que contam com seis teclas para a produção dos símbolos. Abaixo a foto destes recursos: Além de representar diferentes simbologias, o sistema permite a elaboração de gráficos, tabelas, diagramas, figuras geométricas e outras ilustrações que contribuem significativamente para o desenvolvimento pessoal, educacional e cultural dos cegos.