Pular para o conteúdo principal

Dia do Surdo: 26 de Setembro

      Dia 26 de setembro é comemorado o "Dia do Surdo", por isso o PIMA convidou os alunos para contar sobre sua experiência acadêmica. 
         Confiram o vídeo em Libras ou a transcrição abaixo:



Vídeo1: Felipe
Olá, tudo bem? Meu nome é Felipe e meu sinal é este*. Faço curso de Educação Física. Então, por que estou falando sobre a UCS? Eu ingressei na graduação em 2007, olhei e vi vários ouvintes e eu era o único surdo. Mas eu busquei forças e entrei, os ouvintes conversavam ao mesmo tempo e eu sem ouvir nada. Aí eu vi que tinha a intérprete, já estava no seu lugar, então fiquei aliviado. 

Na inclusão de surdos e ouvintes precisa ter paciência, esforço, pensar positivo e ir desenvolvendo o trabalho de inclusão. Explicar aos professores. O professor vai oralizando e o intérprete vai traduzindo e mediando e eu vou aprendendo através da troca, flexibilizando um pouco as coisas, sem problema nenhum. Mas eu sofri um pouco com o diálogo com os ouvintes, se é complicado eu chamo o intérprete, às vezes fico um pouco confuso, não sei como fazer, mas positivamente vou me esforçando e desenvolvendo para conseguir avançar no curso, através do estudo vou passando e por isso me sinto aliviado. 

Agora melhorou, com mais esforço e pensamento positivo estou bem e feliz. Continuo participando da faculdade. Beleza! Ok?! Bom, parabéns pelo dia do surdo, boa sorte a todos! Parabéns! Muitos parabéns para mim que também sou surdo, com muito orgulho. Felicidades! Beleza!Tchau! 

Tradução: Ana Lúcia Gil Terres.

Vídeo 2: Franciele
Oi, meu nome é Franciele e meu sinal é este*. Sou aluna do curso de Biologia da UCS e este local é o bloco onde eu estudo. Então, vou falar sobre a minha vida e sobre o desafio de ser aluna surda em uma sala de aula, onde há o intérprete que me auxilia fazendo a interpretação do que o professor fala para Libras, o que é muito importante. Por que escolhi o curso de Biologia? É porque eu gosto! Mas muitas pessoas acham que é um curso difícil, mas eu penso que é como qualquer outro curso que com esforço e vontade de estudar é possível seguir em frente. Sobre meu futuro profissional, ainda não sei o que eu quero, mas descobrirei. E sobre o Dia do Surdo, que está próximo, penso que é muito importante essa comemoração para a comunidade surda como forma de dar visibilidade à identidade surda. E antigamente na História, quem é a pessoa que fundou? No dia 26/09, um francês veio para o Rio de Janeiro e fundou uma escola de surdos (1). Existem pessoas que não ouvem e tem sua própria identidade (2), é importante que também as respeitássemos. E para quem criou a Língua de Sinais, vamos comemorar esse dia porque vale a pena. Obrigada. Tchau! 

(1) Neste trecho, se faz referência a Edward Huet, surdo francês que deu início a educação de surdos no Brasil, trazido por D. Pedro II em 26/09/1857. Para saber mais, acesse o link: http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?categ=1&cod=623

(2) Neste trecho, se faz referência aos Deficientes Auditivos que são pessoas que não participam de Associações de Surdos e não utilizam a Libras para comunicação. Para saber mais acerca das identidades surdas, acesse o link: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/libras/unidade1/comunidade_culturasurda.htm 


Tradução: Priscila Paris Duarte.

Vídeo 3: Jaqueline
Oi, tudo bem? Meu nome é Jaqueline e meu sinal é este*. Eu já estudo aqui na UCS há 7 anos. Entrei na graduação e quando fiz vestibular não imaginava como seria estar na universidade. Quando entrei tudo foi surpresa. Quando chegou o primeiro dia, vieram muitos textos, tinha a intérprete, mas fiquei admirada com as várias leituras, eu não sabia, mas eu estudei muitas coisas, me esforcei e superei grandes desafios. Por isso, a faculdade aqui é muito diferente da escola Helen Keller que estudei no passado, lá era mais simples, tinha Libras, tinha a interação com outros surdos. Aqui não, eu sou sozinha, é inclusão, ficamos eu e a intérprete em uma sala repleta de ouvintes. Mas eu aprendi muitas coisas novas, vou crescendo. Tive dificuldades, alguns colegas se afastaram e outros se aproximaram. Alguns professores me aceitam outros não, mas aos poucos vou crescendo. E hoje estou perto de me formar, faltam poucas disciplinas. Estou aliviada, pois foi muito difícil trilhar esse caminho e estou satisfeita porque eu imagino minha formatura, algo que achei que nunca conseguiria. 

Neste dia 26 de setembro é Dia do Surdo. O que significa para mim ser surda? Não sei, sou uma pessoa acostumada a conviver com o grupo de ouvintes. Uma coisa boa é que existe a lei para que eu possa participar de espaços como a UCS. Agora estou fazendo estágio dentro de uma escola de ouvintes. Posso fazer isso porque existe lei que dispõe da obrigatoriedade do intérprete e com o acompanhamento deste, posso me comunicar com diferentes pessoas. Por isso o significado do dia do surdo. Obrigada! 

Tradução: Ana Lúcia Gil Terres.

                                                                 Vídeo 4: Maicol
 Oi, tudo bem? Meu sinal é este* e meu nome é Maicol. Sou aluno do curso de Contábeis, que é esse o sinal, no campus da UCS de Vacaria. Ingressei na UCS semestre passado e agora, estou vivendo a inclusão com ouvintes. E cheguei, único surdo, não conhecia ninguém, e fui tentando, tentando até conseguir me aproximar e conversar com os ouvintes. Fui conhecendo as pessoas, e esse é um processo contínuo.  Então, agora no mês de setembro, no dia 26, é dia do surdo. Parabéns à todos os surdos!
Tradução: Priscila Paris Duarte.


Vídeo 5: Morgana 
Meu nome é Morgana, este é o meu sinal*. Eu estudo aqui na UCS no curso de contabilidade. Faz dois anos que eu estudo na instituição, mas na verdade eu ingressei no curso de matemática. Porque futuramente eu queria ser professora, mas o campo profissional não é tão vasto, por isso optei pelo curso de contabilidade que profissionalmente será melhor para mim. Eu gosto muito do aprendizado da universidade, evoluí muito e também me sinto incentivada a aprender, considerando isso muito importante.

Estou muito feliz de estar na UCS e parabenizo o PIMA que me ajuda a evoluir, como que o trabalho do PIMA me ajuda? Disponibilizando intérpretes que me acompanham para eu poder transitar livremente e ter acessibilidade, porque eu não posso ser impedida disto então meu muito obrigada.

Tradução: Fernanda Luisa Farias Dias.



*Sinal: significa uma denominação que os surdos dão uns aos outros para designar uma pessoa sem precisar soletrar o nome dela novamente, sendo exclusivo daquela pessoa.

Comentários

  1. Parabéns Nós! Jaqueline Zanchin

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS Á TODOS,AMO VOCES,E SEI SE SÃO CAPAZES DE CONQUISTAR QUALQUER COISA QUE REALMENTE QUEIRAM,QUERER É PODER E SEI QUE PODEM SIM,AMO LIBRAS,AMO VER AS MÃOS DANÇANDO E FAZENDO SE ENTENDER,DESEJO Á TDS MT ,MT SORTE,ACREDITEM EM SI PRÓPIO. EU SOU A MÃE DA LISNARA ZANDONATO AMO VOCES,UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu