Pular para o conteúdo principal

Como cooperar com os deficientes visuais em diferentes situações?

Criação e edição: Glenda Lisa Stimamiglio,Marina Cardoso dos Reis
Voz: Glenda Lisa Stimamiglio



Dicas de como a pessoa vidente pode cooperar com o deficiente visual em diferentes situações:
  • Ao encontrar uma pessoa cega na rua, ofereça auxílio. Você pode ajudá-la a atravessar a rua ou a apanhar táxi ou ônibus, por exemplo. Na UCS, você pode ajudar na localização dos blocos, salas de aula, etc. Esteja certo de que a maioria lhe agradecerá o gesto.




Descrição da imagem: Homem vidente (posicionado à esquerda da imagem) guia e auxília senhor de idade cego a descer dois degraus. O idoso faz uso da bengala com a mão esquerda e posiciona a mão direita no cotovelo esquerdo do vidente (o senhor está à direita da imagem). Balão indicando a fala do homem: “vamos descer uma escada”. Balão do senhor de idade cego: “ok”. 


  • Em passagens estreitas, como em corredores, tome a frente e deixe-o segui-lo, sempre com a mão em seu cotovelo. 
  • Nos ônibus e escadas basta pôr a mão dele(a) no corrimão.
  • Ao guiar a pessoa cega, basta deixá-la encostar em seu cotovelo com as pontas dos dedos que o movimento de seu corpo lhe dará a orientação de que ela precisa.







Descrição da imagem: Dois indivíduos, um cego à esquerda da imagem, atravessando a rua com o auxílio de um vidente. O cego está com sua mão esquerda posicionada ao cotovelo direito do vidente, ele faz uso de bengala e óculos escuros, ambos estão atravessando na faixa de segurança e com a sinaleira para pedestres indicando passagem. 






  • Procure não mudar objetos e móveis dos lugares onde o cego deixou ou está acostumado. Atente para o fato de que ele se locomove por meio da lembrança da posição das coisas. 

  • A Lei nº 11.126 de 27 de junho de 2005, dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. É uma garantia legal. São animais treinados e, quando na rua com seus donos, estão a trabalho. Por isso, o indicado é não distrair o cão guia com brincadeiras.





Descrição da imagem: Menino posicionado à esquerda da imagem, indica estar se deslocando para a direita. É guiado por cão guia de pelagem bege, utiliza óculos escuros e bengala.






  • Em nenhuma hipótese carregue-o contra sua vontade.



Descrição da  imagem: A imagem apresenta um cego de óculos escuros agarrado a um poste à sua esquerda, sendo puxado por um vidente que está à direita segurando-o com uma de suas mãos e com a outra indicando onde irá levá-lo. A bengala do cego está no chão. O cego passa a impressão de  estar irritado com a situação. Há um “x” vermelho sobre a imagem.


  •  Ao conversar com um cego, procure manter seu tom de voz normal. Muitas pessoas tendem a falar alto, mas isto não faz com que o cego entenda melhor.


Descrição da imagem: A imagem ao lado apresenta cinco jovens (alguns personagens da turma da Mônica, Magali, Cascão e Mônica) conversando em uma meia lua. Destes jovens dois são cegos e estão utilizando óculos escuros e bengala.


  •  Se você estiver em um grupo de pessoas conversando com um cego e decidir se retirar, lembre de comunicar verbalmente a sua saída. O cego não tem outro modo de perceber quem são as pessoas que estão em um determinado ambiente.
  •  Do mesmo modo, ao encontrar um cego que você conhece, vá em sua direção, cumpremente-o e se identifique. Assim, ele poderá perceber sua presença e ter certeza com quem está falando.


Postagem: Glenda Lisa Stimamiglio (secretária PIMA) e Marina Cardoso dos Reis (estagiária PIMA). 
Material Revisado pelo aluno Lucas Borba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu