Pular para o conteúdo principal

Maior acessibilidade neste vestibular

Com objetivo de ampliar a acessibilidade do Manual do Candidato no Vestibular de Inverno 2016, o Setor Geral de Seleção e Orientação do Vestibular e o PIMA trabalharam em parceria para a inserção dos recursos. Foram inseridos vídeos em Língua Brasileira de Sinais - Libras referentes a trechos do manual e descrição de imagens e tabelas para usuários de leitores de tela e/ou pessoas com deficiência visual.
O manual do candidato foi traduzido e filmado em Libras, proporcionando aos candidatos Surdos e usuários da Libras acesso as informações pertinentes ao concurso do vestibular.
A Libras é reconhecida como meio de comunicação e expressão e oficializada pela lei 10.436/02, é a primeira língua da comunidade surda. Os Surdos usuários da Libras adquirem a Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, por isso, é de grande importância disponibilizar as informações do processo seletivo também em Língua de Sinais, além da Língua Portuguesa.
O candidato Surdo Júlio Girelli, foi convidado a realizar um depoimento, relatando a importância do manual estar disponível em Libras. Assista abaixo (descrição do vídeo no final da postagem).
Para possibilitar o acesso das pessoas com deficiência visual ao conteúdo do edital e do manual do candidato, a equipe do PIMA com ajuda de acadêmicos com deficiência visual da Universidade, avaliaram o material e posteriormente descreveram as imagens e tabelas que não estavam acessíveis. Em parceria com a equipe do Vestibular, foram realizadas adequações para que o conteúdo do Manual pudesse tornar-se acessível aos softwares leitores de telas mais utilizados. Destacamos a inserção de descrições de imagens em formato inovador, de modo que as descrições permaneçam ocultas para as pessoas videntes e sensíveis aos softwares. 
 

Colaboraram para a realização do trabalho:
Giovani França Pereira - Acadêmico do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Julio Henrique Girelli - Candidato Surdo do Concurso do Vestibular de Inverno da UCS
Setor Geral de Seleção e Orientação do Vestibular
Prof.ª Valneide Luciane Azpiroz
Rodrigo Baddo
Silvana Regina Siqueira Ferreira

Programa de Integração e Mediação do Acadêmico - PIMA
Prof.ª Zita Canuto
Ana Lúcia Gil Terres
Dione Antunes
Ediele Araujo
Grasiele Pavan
Marina Cardoso dos Reis
Milena da Silva Andrade
Paula Antoniazzi dos Santos
Sharlene Barros

O espaço de comentários é dedicado aos usuários do site.
Você pode deixar aqui sua contribuição para que possamos qualificar ainda mais nossos serviços.

Vídeo em Libras de candidato ao vestibular. Vídeo de 1min52seg.

Inicia com o fundo branco escrito em preto: logomarca da UCS, PIMA (Programa de Integração e Mediação do Acadêmico) www.pimaucs.blogspot.com.br

Julio está em frente a um fundo azul como desenho de uma árvore a direita com o título “PIMA”. Julio veste um blusão escuro e usa óculos de grau. A seguir descrição das legendas:

Julio Henrique Girelli, 20, estudante do 3°ano do Ensino Médio

Eu sou Julio, esse é o meu sinal... Eu moro em Caxias do Sul.

e sou estudante do 3° ano, do Ensino Médio da Escola Helen Keller.

Concluo o ensino médio no fim do ano, e vou prestar vestibular de inverno como treineiro,eu escolhi fazer pra Designer de Moda.

Em 2016 a UCS melhorou a acessibilidade no manual do candidato.

As pessoas surdas e com deficiência precisam acessar essas informações traduzidas em Língua de Sinais, pois para essas pessoas a Língua Portuguesa é complicada.

Nós surdos precisamos saber das informações antes do vestibular, as regras do edital, o manual do candidato.

Para saber melhor como ingressar no vestibular.

Pois no caso de inscrição errada ou outra coisa, nós é que somos responsáveis, não é responsabilidade da UCS.

Nós surdos já fizemos vestibular como treineiros (vestibular de inverno de 2015), mas faltou acesso as informações do edital e do manual do candidato, dificultando a compreensão.

Então eu entrei em contato por email, pois eu precisava apresentar um laudo para solicitar intérprete.

Mas eu precisava, então eu fiz uma reclamação e foi liberado o intérprete, pois o surdo precisa.

Agora, em 2016, isso melhorou pois tivemos o acesso as informações em Libras do manual e do edital.

Agora estão disponível os vídeos com a tradução desse material e informações de contato.

Porque a UCS oferece muitas oportunidades para nós e nós precisamos.

Tem a campanha "UCS minha escolha", mas não sou eu que

escolho a UCS,é a UCS que me escolhe, pois é ela que vai me oferecer

possibilidades de aprendizado e crescimento, para uma futura profissão.”
Fim da descrição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu