Pular para o conteúdo principal

Ouro nas Paralimpíadas é ouro na inclusão social

Após a realização, com sucesso, das Olimpíadas na cidade maravilhosa, chegou a vez dos Jogos Paralímpicos do Rio. A abertura emocionou a todos com a participação de mais de 170 países, a arte do quebra-cabeça formando um coração pulsante e o revesamento da tocha entre os atletas que conquistaram medalhas em outras edições.
O que dizer de Márcia Malsar, paratleta que caiu quando conduzia a tocha? Com chuva e com seu andador, Márcia Malsar desequilibrou-se e caiu no meio do caminho. O que ela fez? Levantou-se sozinha, pegou a tocha e continuou.
A realização das paralimpíadas, para o Brasil, muito mais que número de medalhas - até o momento seis de ouro, uma de prata e sete de bronze – retoma a discussão da inclusão social e educacional, com tantas histórias de superação de obstáculos culturais, físicos e emocionais.
Nada de pena, comoção, piedade. Mas sim, orgulho de ser representado por atletas qualificados que com garra lutam diariamente pela superação e pelas medalhas.
Mais de 20 modalidades de competição seguirão até 18 de setembro, com desafios no atletismo, no basquetebol em cadeira de rodas, bocha, canoagem velocidade, ciclismo de estrada, ciclismo de pista esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e voleibol sentado.

Fique ligado no site do Rio 2016.
https://www.rio2016.com/paralimpiadas/esportes

Postagem: Paula Antoniazzi dos Santos

Comentários

  1. QUEM TEM PENA DAS PESSOAS COM LIMITAÇOES FÍSICAS. SAO ÁS AVES INFERIORES.

    ASS. JEAN CARLO BORTOLOZZO [ ESCRITOR ]].

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici...

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a...

Dicas para facilitar o trabalho dos professores com alunos surdos:

Converse com seu aluno surdo no início do semestre. Se ele está cursando uma faculdade, é porque já venceu muitos desafios ao longo de sua vida escolar. O próprio aluno poderá sugerir algumas estratégias que facilitem seu processo de aprendizagem.  Ao organizar trabalhos em grupo, é importante motivar o estudante surdo a se integrar com os colegas. Não é raro que ocorra certo distanciamento entre alunos surdos e ouvintes. Ao escrever no quadro, procure não falar ao mesmo tempo, pois o surdo ou presta atenção no quadro ou presta atenção no intérprete.  Quando aplicar alguma prova escrita, providencie uma cópia para o intérprete. O aluno surdo poderá ter dificuldades com algumas palavras e a cópia facilitará o trabalho do intérprete. Lembre-se de levar em consideração a questão da iluminação sempre que forem utilizados recursos como Datashow e filmes, pois o intérprete precisa estar visível para o surdo. Ao utilizar filmes, procure disponibil...