Pular para o conteúdo principal

Recepção aos Calouros Surdos


O PIMA organizou um encontro de boas vindas para receber os novos acadêmicos surdos do ano letivo 2017/2 e desejar bom retorno aos alunos surdos veteranos.
Na ocasião os acadêmicos interagiram e trocaram experiências e vivências sobre estudar em uma universidade inclusiva com a presença do Intérprete de Libras em sala de aula. Foi um momento descontraído e importante para a integração do grupo à vida acadêmica.
Confira abaixo os depoimentos das acadêmicas ingressantes Jaqueline Silva e Darlene Magalhães:






Descrição da fotografia: fotografia digital colorida com 17 pessoas em pé, em duas colunas. Na coluna de trás começando da direita para esquerda: Taylor Ramos, Jaqueline da Silva, Maiquel C. Fetter, Leonardo Flamia, Franciele T. de Camargo, Morgana G. Camargo e Milena Andrade. Na segunda coluna em frente, da direita para esquerda: Grasiele Pavan, Paloma T. Wulff, Darlene Magalães da Silva, Natália Zitto, Dione R. Antunes, Ediele L. Araujo, Ana Lucial G. Terres, Sharlene B. de Quadros Noel, Margareth Capra e Paula A. dos Santos.
Estão em frente a um quadro branco de sala de aula. Fim da descrição.

Postagem feita pelas Intérpretes de Libras Dione Antunes, Ediele Araujo e Grasiele Pavan

Comentários

  1. Adorei, isso é importante compartilhar do momento das pessoas e sentir conforto na entrada na faculdade o Pima tem um grande apoio maravilhosa que nós precisamos no momentos.
    Uma grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu