Pular para o conteúdo principal

Liberdade


Liberdade 

Você conhece o Hino da Proclamação da República? A certa altura, diz ele:


Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz 

Há quem confunda o real sentido da Liberdade. Alguns traduzem- na como a faculdade de poder ir e vir; outros a vêem como independência, autonomia; outros, ainda, a declaram um direito. Muitas definições poderiam ser apontadas, mas qual seria o verdadeiro significado de Liberdade? Os conceitos citados acima não são equivocados, entretanto, não dizem tudo. E talvez seja mesmo uma tarefa árdua conceituar algo que é tão importante e, ao mesmo tempo, tão mal interpretado.

Pergunte ao presidiário; ele lhe dirá que a Liberdade se encontra além dos muros que o limitam e dos guardas que o vigiam. Esta sim, visão míope da Liberdade, mas para ele é algo maravilhoso mesmo que definido de forma tão simples. Infelizmente, o seu verdadeiro sentido talvez nunca o toque.

Pergunte aos jovens, e a maioria responderá que ter Liberdade é poder fazer o que quiser, ir aonde quiser, com quem e da forma que lhe aprouver. Visão pequena a desses aprendizes da vida. Ser livre comporta mais do que poder freqüentar lugares ou andar com quem tiver vontade. O fogo da juventude traz em si a inexperiência, a curiosidade pelo novo, e é essa curiosidade que, tão tragicamente, conduz muitos aos vícios e más companhias, que destroem a Liberdade que exalto nessas linhas. Liberdade é mais.

Pergunte ao homem mais experiente e ele dirá que Liberdade é poder gozar seus dias plenamente, sem privações, com a estabilidade que lhe foi garantida pelo trabalho. A partir do que conquistou com seu esforço, Liberdade seria estabilidade. Seria obter o que não teve quando mais novo; aquela viagem que tanto sonhou, aquela casa própria que o “liberta” de pagar aluguel... Liberta entre aspas sim, porque Liberdade não se confunde com materialismo. Ter bens não apaga fantasmas internos, não supre carência de afeto, não realiza em si. É como diz o velho ditado “dinheiro não traz felicidade”, não traz.... Liberdade é mais, é mais!

Pergunte ao velho, e ele dirá que Liberdade ele tinha quando mais novo, nos tempos em que não dependia da bengala ou mesmo da cadeira de rodas pra sair do lugar. Para ele, Liberdade é movimento, é autonomia. É trocar de roupa sem que as costas ou o quadril reclamem, calçar seus sapatos sozinho, sair de casa sem ajuda, passar o dia sem ter de tomar remédios - isso quando se lembra, já que a memória costuma falhar... Liberdade é para ele plenitude de vida. Que acertado é o veterano em defini-la tão grandiosamente! Comparando ao que diria o jovem, se constata a incrível sapiência que promove o passar dos anos.

Sem dúvidas que ao deficiente lhe sorri um maior conceito de Liberdade. Vai ao encontro do que disse acima, sobre poder se virar sozinho. Mas traz algo a mais. Liberdade para quem tem uma limitação é não apenas se virar sozinho, mas também romper o preconceito de muitas pessoas que o olham diferente. Liberdade é não ser alvo de olhares curiosos, ou mesmo espantados, já que a desinformação de quem olha conduz à ignorância. O deficiente se sentiria livre não apenas por andar, ou comer, ou falar sozinho. Ser livre para ele é a simplicidade em ser apenas mais um na multidão. Ser acolhido, sem dependência, sem a piedade desinformada dos demais. Liberdade aqui é ser apenas... comum.

Liberdade. Todo aquele que se vê sem ela, roga por libertação.

Minha definição de Liberdade? Atrevo-me a defini-la como paz de espírito, sensação de dever cumprido e de não desistir perante desafios. Liberdade para mim é, sim, me virar sem ajuda, mas também não ser subestimado. Carregar na alma o sentimento de que lutei e luto todo dia, galgando degraus e superando pedras no caminho. Liberdade para mim é rememorar o que passei, respirar fundo e olhar em frente, para a estrada que me aguarda.

Liberdade para mim não cabe em um único conceito. Também não cabe nestas linhas, em que tracei apenas pontos de vista; sou pequeno para encerrar algo que é transcendental em meras palavras.

Porque Liberdade é mais.

*Brayan Chaves Muhlen
Campus Universitário de Vacaria


*Brayan Chaves Muhlen tem 20 anos, é natural de Passo Fundo e atualmente mora em Vacaria. Sofreu paralisia cerebral no parto, por negligência médica, o que resultou em comprometimentos motores e de locomoção. Já realizou cirurgias corretivas nas pernas e hoje está em reabilitação para superar seus limites e andar sozinho. É acadêmico do sétimo semestre do curso de Direito e relata que cada dia mais ama o que faz. Segue batalhando e estudando muito para ser um bom profissional. Almeja Promotoria e pretende lecionar também. Brayan afirma: "Quero fazer tudo o que puder fazer!"




Tradução em Libras do Texto "Liberdade"

Comentários

  1. Parabéns Brayan pelo lindo texto!
    Abraço
    Profa. Zita Canuto

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto!
    Conseguiu descrever vários sentidos à palavra liberdade, mas sem dúvida, a sua definição de liberdade é emocionante!
    Parabéns.
    Profa. Anelise Rigo De Marco
    UCS - Direito

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente texto, pois ele abrange literalmente vários sentidos da liberdade, o que para muitos é tão incompreensível e complicado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu