Pular para o conteúdo principal

Inclusão Social na UCS: Fortalecendo a Comunicação, diálogos e interações acadêmicas


Olá! Meu nome é Jaqueline Zanchin estou cursando 7º semestre de Pedagogia, finalizando o meu estágio IV na UCS vinculado ao PIMA. Escrevo aqui no blog sobre o que aconteceu na prática do estágio com o tema “Inclusão Social na UCS: Fortalecendo a Comunicação, diálogos e interações acadêmicas”.



Então por que escolhi este assunto? Visto que já observei vários lugares principalmente com relação à profissão ligada ao atendimento aos clientes, como se dá esta comunicação do surdo entre o ouvinte? É fácil entender com clareza um bom atendimento, mas já pensou se um surdo entrasse em lugares para recepção sem o atendente saber Libras ou ter outra estratégia para atendê-lo como ficaria este clientesurdo? 


Por isso realizei na UCS com os funcionários da instituição para eu entender o que eles pensam sobre este tipo de atendimento, como eles se sentem frente a esta situação, então fiz uma pequena oficina de Libras, ministrando um treinamento com estratégias ao atendimento com clientes surdos, realizei dinâmicas, mostrei alguns sinais básicos de Libras tudo isso com o objetivo de estimular os funcionários e diminuir o pavor, o medo, de não saber o que fazer ou como lidar com os clientes surdos. 

Para fazer um bom atendimento com surdos não precisa um profundo conhecimento em Libras, fazer com que o assunto no momento da comunicação seja bem entendido usando algumas estratégias e assim possibilitando boas informações. Detalhe é direito de o surdo ter um intérprete, mas uma coisa que os surdos devem aprender é que eles não podem viver toda a vida dependendo de intérpretes. Para os profissionais que trabalham com atendimento quando o surdo vai sem a intérprete eles necessitam somente de dicas simples para fazer um bom trabalho no atendimento aos clientes surdos.

Ao final do estágio percebo que alguns funcionários estão bastante interessados para aprender e também alguns já tiveram contato com surdos. Fiz reuniões com os coordenadores e me senti mais segura no momento em que eles entenderam meu trabalho, nas reuniões com os funcionários foram bem desenvolvidos e aplicados os conteúdos, mas senti dificuldade porque alguns deles não faziam muitas perguntas, então tentei ser mais ativa com eles dando vários exemplos, tais como, “Cliente surdo mal-humorado sem paciência para escrever” O que você vai fazer? Percebi que esta foi uma ótima questão e eles começaram a refletir e fazer a discussão com os colegas e assim melhorou. 

Aprendi muitas coisas no momento do estágio, observei os funcionários e saber o que eles pensavam ajudou muito, só o fato de conhecer o que é Libras já é ótimo e percebi que algumas pessoas não tiveram contato com Libras por falta de informação. Aconselho o atendimento a continuarem buscando informações na TV, em revistas e jornal, pois qualquer informação sobre surdos é muito importante para as pessoas ouvintes entenderem como se comunicar com as pessoas surdas.

Postagem: Fernanda Luisa Farias Dias ( Tradutora / Intérprete de Libras)

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho!

    Um beijão
    Fran

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela força de vontade e persistência!

    sucesso!

    bjs Glenda

    ResponderExcluir
  3. Olá Jaque,

    Parabéns pelo trabalho realizado junto ao Estágio IV. Foi uma grande conquista!!!
    Você construiu muitos saberes, habilidades e competências inerentes ao ofício pedagógico.
    Continue investindo em sua formação e atuação pedagógica!!!
    Com carinho: Profª. Drª. Andréia Morés
    Professora Orientadora do Estágio IV

    ResponderExcluir
  4. Jaque!
    Estou muito orgulhosa do teu esforço e do teu crescimento, continue trabalhando duro em prol da educação, você demonstra muita garra e coragem em suas idéias inovadoras, voce merece todo o retorno magnífico que esta recebendo do teu trabalho!
    Um grande beijo!
    Fenanda Luisa Farias Dias.
    Intérprete de Libras

    ResponderExcluir
  5. Jaque! Acompanhar o teu crescimento ao longo destes anos, é motivo de muito orgulho para mim.Acredito que vc pode contribuir muito para educação, não só dos surdos, mas também dos ouvintes.Adorei ver o brilho nos teus olhos a cada prática que realizou neste estágio. Parabéns pela conquista! Muito sucesso, querida!
    bjs

    Ana Terres.

    ResponderExcluir
  6. Jakie, eu aqui toda orgulhosa e ansiosa para a sua formatura. Tu está terminando no que começou! Conte comigo sempre! Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu