Olá! Meu nome é Jaqueline Zanchin estou cursando 7º semestre de Pedagogia, finalizando o meu estágio IV na UCS vinculado ao PIMA. Escrevo aqui no blog sobre o que aconteceu na prática do estágio com o tema “Inclusão Social na UCS: Fortalecendo a Comunicação, diálogos e interações acadêmicas”.
Então por que escolhi este assunto? Visto que já observei vários lugares principalmente com relação à profissão ligada ao atendimento aos clientes, como se dá esta comunicação do surdo entre o ouvinte? É fácil entender com clareza um bom atendimento, mas já pensou se um surdo entrasse em lugares para recepção sem o atendente saber Libras ou ter outra estratégia para atendê-lo como ficaria este clientesurdo?
Por isso realizei na UCS com os funcionários da instituição para eu entender o que eles pensam sobre este tipo de atendimento, como eles se sentem frente a esta situação, então fiz uma pequena oficina de Libras, ministrando um treinamento com estratégias ao atendimento com clientes surdos, realizei dinâmicas, mostrei alguns sinais básicos de Libras tudo isso com o objetivo de estimular os funcionários e diminuir o pavor, o medo, de não saber o que fazer ou como lidar com os clientes surdos.
Para fazer um bom atendimento com surdos não precisa um profundo conhecimento em Libras, fazer com que o assunto no momento da comunicação seja bem entendido usando algumas estratégias e assim possibilitando boas informações. Detalhe é direito de o surdo ter um intérprete, mas uma coisa que os surdos devem aprender é que eles não podem viver toda a vida dependendo de intérpretes. Para os profissionais que trabalham com atendimento quando o surdo vai sem a intérprete eles necessitam somente de dicas simples para fazer um bom trabalho no atendimento aos clientes surdos.
Ao final do estágio percebo que alguns funcionários estão bastante interessados para aprender e também alguns já tiveram contato com surdos. Fiz reuniões com os coordenadores e me senti mais segura no momento em que eles entenderam meu trabalho, nas reuniões com os funcionários foram bem desenvolvidos e aplicados os conteúdos, mas senti dificuldade porque alguns deles não faziam muitas perguntas, então tentei ser mais ativa com eles dando vários exemplos, tais como, “Cliente surdo mal-humorado sem paciência para escrever” O que você vai fazer? Percebi que esta foi uma ótima questão e eles começaram a refletir e fazer a discussão com os colegas e assim melhorou.
Aprendi muitas coisas no momento do estágio, observei os funcionários e saber o que eles pensavam ajudou muito, só o fato de conhecer o que é Libras já é ótimo e percebi que algumas pessoas não tiveram contato com Libras por falta de informação. Aconselho o atendimento a continuarem buscando informações na TV, em revistas e jornal, pois qualquer informação sobre surdos é muito importante para as pessoas ouvintes entenderem como se comunicar com as pessoas surdas.
Postagem: Fernanda Luisa Farias Dias ( Tradutora / Intérprete de Libras)
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirUm beijão
Fran
Parabéns pela força de vontade e persistência!
ResponderExcluirsucesso!
bjs Glenda
Olá Jaque,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho realizado junto ao Estágio IV. Foi uma grande conquista!!!
Você construiu muitos saberes, habilidades e competências inerentes ao ofício pedagógico.
Continue investindo em sua formação e atuação pedagógica!!!
Com carinho: Profª. Drª. Andréia Morés
Professora Orientadora do Estágio IV
Jaque!
ResponderExcluirEstou muito orgulhosa do teu esforço e do teu crescimento, continue trabalhando duro em prol da educação, você demonstra muita garra e coragem em suas idéias inovadoras, voce merece todo o retorno magnífico que esta recebendo do teu trabalho!
Um grande beijo!
Fenanda Luisa Farias Dias.
Intérprete de Libras
Jaque! Acompanhar o teu crescimento ao longo destes anos, é motivo de muito orgulho para mim.Acredito que vc pode contribuir muito para educação, não só dos surdos, mas também dos ouvintes.Adorei ver o brilho nos teus olhos a cada prática que realizou neste estágio. Parabéns pela conquista! Muito sucesso, querida!
ResponderExcluirbjs
Ana Terres.
Jakie, eu aqui toda orgulhosa e ansiosa para a sua formatura. Tu está terminando no que começou! Conte comigo sempre! Beijão!
ResponderExcluir