Pular para o conteúdo principal

Cultura, Arte e Acessibilidade

No mês de novembro, dia 05, comemorou-se o “Dia Nacional da Cultura” e nós não poderíamos deixar passar em branco esta celebração que merece reflexão e atenção. Consumir e protagonizar arte é um direito e uma necessidade primordial para o desenvolvimento do ser humano. Seria uma audácia de nossa parte querer citar toda a riqueza das diversas manifestações culturais. Por isso, destacamos apenas alguns destes fatores que são decisivos para o nosso crescimento: a leitura de um bom livro em uma tarde de domingo, um filme com pipoca, a emoção de uma peça de teatro, a manifestação artística de uma escultura e a arte das histórias em quadrinho. A questão é: estas produções e outras são acessíveis?
Para as pessoas com deficiência, as ferramentas inclusivas são indispensáveis para que façam parte da sociedade de modo igualitário. Em específico para a deficiência visual, pode-se citar os seguintes recursos: livro falado, livro em braille, audiodescrição em teatros, programas de TV, filmes, e outros.
O acesso à cultura em geral tem sido discutido em diferentes esferas. Apesar de compreendermos que o caminho ainda é longo, gostaríamos de parabenizar e divulgar inciativas (mesmo que distantes geograficamente) de pessoas que certamente imaginam uma vida cheia de possibilidades:

Oficinas de xilogravura ”Luz da Tinta e Impressão dos Sentidos” - Promoção Tagarellas Audiodescrição – Link: http://tagasblog.wordpress.com/

Contação de história em quadrinho sem som, tinta ou texto – Blog: Life A tactile comic for the blind. Link: http://www.hallo.pm/life/

Som em quadrinhos – Projeto de Estudantes de Comunicação Social, Rádio e TV, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Blog SEQ – Link: http://somemquadrinhos.wordpress.com/

Site para download de livros acessíveis (extensão: DOC) - Link:

Teatro Ong Escola de Gente – Link: http://www.escoladegente.org.br

Créditos e Postagem: Glenda Lisa Stimamiglio

Comentários

  1. Prezados integrantes do PIMA.
    Gostei muito desta postagem, ele me fez pensar bastante a respeito.
    Fiquei particularmente curioso sobre a inteiração entre teatro e inclusão.
    Sei que o teatro é muito rico de possibilidades ao desenvolvimento humano em geral, já o pratiquei, e gosto muito desse gênero de arte. Fiquei curioso sobre a visita ao cenário e a audiodescrição, percorri os links, mas não encontrei claramente uma informação concreta. Mas, devo repetir a busca com mais atenção. Além disso, fiquei imaginando como seria uma interpretação por parte de uma pessoa com deficiência auditiva, pois, eu creio que o gesto deveria ter, nesse caso, uma dupla função: ser linguagem e interpretação. Muito interessante esse tema.
    Certamente me faltam informações e sobre curiosidade.
    Parabéns pela postagem.
    Prof. Itamar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu