Caro(a)
leitor(a) você esta convidado(a) a assistir os dois próximos
vídeos:
Primeiro Vídeo
Enquete:
Qual
a diferença entre o primeiro e o segundo vídeo?
a)
Nenhuma diferença.
b)
O segundo vídeo é acessível somente para pessoas com deficiência
visual e surdos.
c)
Para o primeiro vídeo ser acessível faltou legenda.
d)
Nenhuma das alternativas anteriores.
Leitor(a),
se você escolheu a alternativa “D” você fez a escolha correta!
A
diferença entre os vídeos é a acessibilidade que o segundo vídeo
oportuniza, porém, não somente para quem é surdo ou deficiente
visual! Sobre a acessibilidade disponível podemos destacar o
intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que atende aos
surdos e a audiodescrição que descreve o que não é mencionado
pelo áudio original e só é visto por quem enxerga. A
audiodescrição é uma
atividade de mediação
linguística, uma modalidade de
tradução conceituada
como intersemiótica,
uma vez que transforma a informação visual
em informação sonora.
Explica
Motta e Filho (2010, p.8) que esta
atividade abre possibilidades maiores de acesso à cultura e à
informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e
escolar. Além das pessoas com deficiência visual, este recurso
amplia também o entendimento de pessoas com deficiência
intelectual, idosos e disléxicos.
A
audiodescrição pode ser concebida nos mais diferentes espaços de
cultura, como concertos, exposições de arte, espetáculos cênicos
e em momentos festivos (casamentos, formaturas, aniversários, etc.).
A descrição de imagens estáticas tem como formato final o texto e
pode ser conferido em material didático, histórias em quadrinho,
cartazes, livros e revistas ilustradas, etc.
Ao
descrever ou traduzir imagens em palavras o primordial é a
objetividade. A intenção é apenas descrever o que se vê, sem
qualquer interpretação, dedução ou expressão da opinião de quem
descreve.
Referências:
MOTTA,
Lívia Maria Villela de Mello Motta; FILHO, Paulo Romeu.
Audiodescrição: Transformando imagens em palavras. São Paulo:
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São
Paulo, 2010.
Instituto
Mara Gabriili (IMG). Vídeos. Disponível em:
http://institutomaragabrilli.org.br/dicas-de-convivencia.
Acesso em:01/04/2014.
Tagarellas
Audiodescrição. Cultura Acessível faz bem para todo mundo.
Disponível em: http://tagasblog.wordpress.com/.
Acesso em: 17/02/2014.
-
Material organizado e referenciado a partir da Oficina: “Audiodescrição: descobrindo o mundo por meio das palavras”. Realização: Tagarellas Audiodescrição e Tecttum Design. Data: Porto Alegre/Novembro-2013.
Postagem:
Glenda Lisa Stimamiglio.
EU ESCRITOR JEAN CARLO, VEJO NOS DOIS VIDEOS UM DETALHE IDENTICO, A PESSOA SE PROPOE EM AJUDAR, MAS, COMO PODEMOS PERCEBER, AJUDA FOI DEMASIADA SUPER PROTETORA.. UM ABRAÇO Á TODA EQUIPE.
ResponderExcluirEsses vídeo são bastante instrutivos, (me refiro também a um outro de 13.10.2014, onde há uma música de fundo do Muppets Show, a qual, para todo aquele que já tem alguma idade e é saudosista, é muito bom). Particularmente, eu não conhecia a audiodescrição e o tom de voz diferenciado, de fato, faz diferença.
ResponderExcluirAssim como no vídeo anterior mencionado, esse também oferece uma espécie de jogo de acertos.
Bom trabalho.
Prof.Itamar