Pular para o conteúdo principal

Comunicação Acessível nas Olimpíadas do Rio

Fotografia. Descrição: fotografia colorida de uma mulher com cabelos amarrados que usa camisa azul escuro. Ela está sorrindo e sinalizando com as mãos: com os indicadores, ela forma a letra "x", na altura do peito.  Na parte de baixo da tela, uma legenda, escrito em amarelo "Neste domingo, são 22 esportes em disputa" .Fim da descrição.
 As Olimpíadas Rio 2016 recebe cobertura em diferentes idiomas, o que é padrão em eventos esportivos internacionais, porém esse ano conta com um diferencial, a cobertura jornalística dos jogos está sendo realizada em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela TV INES, que cria boletins olímpicos acessíveis para a comunidade surda.
A TV INES é a primeira webTV bilíngue do Brasil e está no ar há 3 anos. A estreia da TV INES na internet se deu no dia 24 de abril de 2013, mesma data da oficialização da lei 10.436 de 2002 que reconhece e legitima a Libras como segunda língua oficial do Brasil. Toda a programação conta com legendas e locução em todos os produtos e tem como proposta integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue,  se tornando um canal acessível a todos.
Durante o evento, que ocorre entre os dias 05 e 21 de agosto de 2016, 42 modalidades estão sendo disputadas em 19 dias de provas e um total de 306 medalhas serão entregues.  Nesse período, a programação da TV INES contará com boletins diários sobre os esportes e suas curiosidades e também sobre as competições, sempre às 19h, disponíveis no site e na página oficial da TV INES e no Facebook. Confira acessando: tvines.org.br

Postagem: Equipe de Intérpretes de Libras do PIMA


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu