Pular para o conteúdo principal

Dicas que facilitam a convivência entre o estudante surdo e seus colegas de turma


  •  Utilizar a comunicação visual facilitará o diálogo, portanto, mesmo que você saiba poucos sinais, use-os! Não se envergonhe de apontar, desenhar, escrever ou dramatizar; 
  •  Se posicione de frente para a pessoa surda; 
  •  Procure manter seu tom de voz normal. Muitas pessoas tendem a falar alto, mas isto não faz com que o surdo possa entender; 
  •  Para chamar a atenção do surdo, abane as mãos em seu campo visual ou toque-o gentilmente; 
  • Na formação de grupos em sala de aula, convide-o para participar, o intérprete intermediará a comunicação; 
  • Nos debates em sala de aula é importante falar um de cada vez e articular bem as palavras. Isto, facilita o trabalho do intérprete;
  • Evite passar na frente do intérprete; 


  • Em nenhuma hipótese interfira no trabalho do intérprete, por mais que você considere-se capaz em Libras. A decisão de como interpretar, a velocidade, em que posição e em que momento, cabe aos profissionais. As interferências interrompem o processo mental e físico do ato de interpretar e nem sempre são oportunas, ocasionando perda de informação.
  • Ao se comunicar, olhe para o surdo, use o discurso direto “tu, você.” Não diga “pergunte a ele”... “diga a ela.” O papel do intérprete é somente o de intermediador a conversa; 
  • Lembre-se: o surdo sentar na frente não é um privilégio, mas uma necessidade;  
Postagem: Ana Lúcia Gil Terres (Tradutoras/Intérpretes de Libras)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici...

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a...

Dicas para facilitar o trabalho dos professores com alunos surdos:

Converse com seu aluno surdo no início do semestre. Se ele está cursando uma faculdade, é porque já venceu muitos desafios ao longo de sua vida escolar. O próprio aluno poderá sugerir algumas estratégias que facilitem seu processo de aprendizagem.  Ao organizar trabalhos em grupo, é importante motivar o estudante surdo a se integrar com os colegas. Não é raro que ocorra certo distanciamento entre alunos surdos e ouvintes. Ao escrever no quadro, procure não falar ao mesmo tempo, pois o surdo ou presta atenção no quadro ou presta atenção no intérprete.  Quando aplicar alguma prova escrita, providencie uma cópia para o intérprete. O aluno surdo poderá ter dificuldades com algumas palavras e a cópia facilitará o trabalho do intérprete. Lembre-se de levar em consideração a questão da iluminação sempre que forem utilizados recursos como Datashow e filmes, pois o intérprete precisa estar visível para o surdo. Ao utilizar filmes, procure disponibil...