Pular para o conteúdo principal

Discussões sobre acessibilidade em Caxias do Sul

     A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), com o apoio da Coordenadoria da acessibilidade da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, promoveu entre os dias 23 e 29 de agosto a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul. O evento contou com uma programação especial: desfile de moda por deficientes (CIDEF, APAE, SSCS, APADEV), dança (INAV), show Musical (A/Rampa), jogo de basquete sobre rodas, sessão de cinema do filme “O Palhaço” (com audiodescrição), ação de sensibilização através da multa moral além de palestras sobre inclusão.
    O Programa de Integração e Mediação do Acadêmico (PIMA) esteve presente no dia 28/08 na palestra “Esclarecimentos sobre a NBR 9050 e a Evolução da Acessibilidade”, ministrada pelo Arquiteto Erni Mansueto Sabedott. Na ocasião, foi possível fazer uma retrospectiva da legislação a partir da Constituição Cidadã de 1988, que prevê garantir os direitos à cidadania para o povo brasileiro. Também foi enfatizado o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei 10.048 de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência e a Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000, a qual estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
   Outro referencial para as discussões foi a ABNT NBR 9050, válida a partir de 30.06.2004. Esta norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas define aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano. Conforme descreve o art.1°, inciso 1.3: “Esta norma visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos”.
    Este encontro e tantos outros que acontecem são ações que constituem um passo importante para a discussão da acessibilidade. Ainda que existam inúmeras dificuldades e desafios a serem superados, pode-se refletir que sim, a acessibilidade está evoluindo. Conforme destaca o poeta espanhol António Machado: “caminhante não há caminho, se faz caminho ao andar”. Fazer parte deste processo é uma responsabilidade de todos nós.

Referencial:
  Associação Brasileira de Nornas Técnicas 9050:2004. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br Acessado em 16/09/2013.
              Poesia Latina. Disponível em: http://blogs.utopia.org.br/poesialatina/cantares-antonio-machado/ Acessado em 17/09/2013.
        
Postagem: Glenda Lisa Stimamiglio

Comentários

  1. Prezada Glenda e equipe do PIMA.
    Primeiramente eu gostaria de cumprimentá-la pela matéria sobre "Discussões sobre acessibilidade em Caxias do Sul", creio, de fato, que é um primeiro "passo" a respeito de um assunto importante. No meu modo de ver, penso que a maioria das cidades do RS estão defesadas no que diz respeito aos "sinalizadores de trajetos" para uma orientação segura das pessoas com deficiência visual. Algum tempo atrás eu já manifestei a minha perplexidade a esse respeito. Discussões e forúns desse gênero, talvez, possam estimular políticas publicas direcionadas as essas necessidades.
    Gostei da poesia, uma boa escolha, embora um pouco triste.
    Um abraço.
    prof. Itamar

    ResponderExcluir
  2. Obrigada prof. Itamar, pelo retorno e pelas contribuições!
    profa. Zita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici

Bilinguismo na Educação de Surdos

O bilinguismo, na educação de surdos, é uma proposta de ensino usada em escolas especiais para surdos, que objetiva utilizar com a criança surda duas línguas no contexto escolar: a língua de sinais e a língua portuguesa. As pesquisas têm apontado esta proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo como foco à língua de sinais como parte de um pressuposto para o ensino da língua escrita. Moura e Vieira (2011) afirmam que o bilinguismo surge como uma proposta de intervenção educacional com a finalidade de atender as especificidades linguísticas dos alunos surdos. As autoras destacam que o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa atualmente acarreta uma preocupação de construção da identidade cultural e social. Na perspectiva bilíngue, a língua de sinais é caracterizada como língua natural para o surdo e, portanto, sua primeira língua (L1).   A língua portuguesa, língua oficial do país, na modalidade escrita, deve ser aprendida como segu