Pular para o conteúdo principal

Os Desafios do Ensino Superior

O Ensino Superior é repleto de desafios. Pesquisadores costumam identificar duas grandes formas através das quais esses desafios podem se apresentar: eles podem ser de ordem cognitiva e também relativos às demandas emocionais. Por que?
As questões de ordem cognitiva, de modo geral, podem estar associadas à história escolar prévia e vivências/conhecimentos adquiridos ao longo da vida. O que o estudante traz de sua trajetória escolar no Ensino Fundamental e Médio tem grande peso em seu processo de adaptação às exigências do Ensino Superior. É relevante considerar se o estudante teve ou não a oportunidade de desenvolver um vocabulário amplo, capacidade para leitura e escrita e habilidades lógico-matemáticas. É também importante considerar se teve a oportunidade de construir conhecimentos gerais que ofereçam uma visão coerente da sociedade onde vivemos. As questões de ordem emocional, por sua vez, dizem respeito ao desenvolvimento da autonomia nos vários aspectos da vida e de habilidades sociais que permitam interagir com colegas e professores e se beneficiar das oportunidades que a vida universitária oferece.
Isso vale para qualquer acadêmico. As instituições de nível superior têm se preocupado em desenvolver ações para apoiar, facilitar e criar recursos para que a trajetória dos estudantes seja bem sucedida. Na Universidade de Caxias do Sul, um desses programas é o Programa de Integração e Mediação do Acadêmico (PIMA). Criado em 2007, o PIMA vem desenvolvendo ações mais diretamente relacionadas aos estudantes que apresentam necessidades educativas especiais. Para isso, acolhe e escuta os estudantes em seus desafios, dificuldades e potenciais. Também acolhe, escuta e discute com os professores estratégias pedagógicas que visam facilitar a inclusão e garantir a acessibilidade para as mais diferentes necessidades que podem se apresentar. A partir dessa escuta criteriosa feita com estudantes, professores e, em alguns casos, com os familiares, são feitas orientações e encaminhamentos.
O PIMA iniciou suas atividades contando com o trabalho de duas professoras, três intérpretes de Libras e uma secretária. Desde sua criação se passaram seis anos. A demanda pelos serviços prestados pelo Programa tem aumentado a cada semestre. Como avaliamos esse aumento? Como uma resposta positiva da comunidade acadêmica em relação ao trabalho desenvolvido pelo Programa e como um sinal da abertura necessária para que todas as pessoas tenham seu direito de acesso ao ensino respeitados. Mais do que isso, como uma consciência crescente que a sociedade é um espaço para todos, e que todos temos a responsabilidade de construir juntos esse espaço.
Atualmente, fazem parte da equipe de trabalho do PIMA: quatro professoras das áreas de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, seis intérpretes de Libras, uma secretária, uma auxiliar administrativa responsável por apoiar os encaminhamentos referentes à acessibilidade (especialmente em relação aos estudantes com deficiência visual) e uma estagiária.
Convidamos a todos a continuarem abertos a essas mudanças em nossa comunidade acadêmica. São elas que permitirão a construção de um ambiente rico, onde pode haver espaço para todos.


Prof.ª Zita e Prof.ª Cláudia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO: Estacionar nas vagas reservadas aos idosos e pessoas com deficiência resultará em multa

Você por acaso já estacionou em uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou aos idosos? Alguma dessas alternativas justifica seu comportamento? estacionei por alguns minutos pois estava com muita pressa; utilizei a vaga porque não havia outra opção disponível no estacionamento; usei a vaga porque havia muitas vagas disponíveis, afinal não existem tantos deficientes ; estacionei porque naquele horário a probabilidade era muito pequena de haver deficientes que fossem utilizá-la; usei da vaga porque era a mais próxima do meu destino; costumo usar as vagas porque não concordo que as pessoas com deficiência e os idosos tenham este privilégio. Pense na seguinte situação: ao sair ou chegar em casa você encontra um carro estacionado no acesso de sua garagem… que transtorno! É isso que acontece com pessoas deficientes e idosos quando a vaga a eles destinada está ocupada … um transtorno enorme! De acordo com a ABNT, as vagas das pessoas com defici...

Futebol de Surdos

Fonte da imagem: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/05/selecao-brasileira-de-futebol-de-surdos-perde-por-4-a-1-para-venezuela-em-amistoso-em-caxias-do-sul-4150047.html Descrição da foto: A foto horizontal e colorida mostra dois jogadores próximos da bola. O da direita veste uniforme cor vinho e luvas pretas. O da esquerda, jogador número 8, veste uniforme do Brasil. Ambos estão olhando para a bola. Entre eles, destaca-se o juiz que veste camiseta verde fosforescente. Ele está com o braço direito estendido e o indicador apontado para cima. Fim da descrição O Futebol para Surdos é praticado exclusivamente por pessoas surdas (com comprovação por exame médico – audiometria) e o jogo segue as regras da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos ( CBDS ). As únicas diferenças dentro de campo é o fato de que os juízes não utilizam somente apito, e sim bandeiras para sinalizar as jogadas, e procuram ficar de frente para os jogadores em vez de a...

Dica de leitura: Escrita de sinais sem mistérios de Raquel e Madson Barreto

Você gostaria de aprender ou aprofundar os seus conhecimento sobre a escrita de sinais? Recomendamos este livro. O sistema Signwriting foi criado pela norte-americana Valerie Sutton em 1974, para facilitar a comunicação. “ Escrita de sinais sem mistério” é atualizado e aplicado para a Língua de Sinais Brasileira.    No vídeo o depoimento de Valeire Sutton sobre o livro: http://www.youtube.com/watch?v=NULcyChL-8g Para saber mais: http://www.librasescrita.com.br/#!livros/cikk Postagem: Caroline Argolo de Almeida e Deise de Lima Boff - Intérpretes de Libras.    Descrição da imagem: Capa de Livro na cor amarela clara com marca d'água de escrita Signwriting. Em cima centralizado está escrito “Escrita de Sinais” em letras bordô e em baixo da palavra “sinais” está escrito “sem mistérios” em tom de amarelo, abaixo da escrita “sem mistérios ” está escrito em preto “Volume 1”. No centro da capa tem escritas Signwriting. Abaixo no canto direito está es...